17 dez, 2020 - 22:54 • Eunice Lourenço
Portugal deverá receber aproximadamente 10 mil doses da vacina contra a Covid-19 na última semana do ano, anunciou o coordenador do grupo de trabalho para a vacinação.
No final de um encontro com jornalistas, onde foi apresentado o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos esclareceu que estas primeiras doses do imunizante vão ser aplicadas aos profissionais de saúde.
“O número de doses que vai chegar é de 9.700 e, portanto, nessa última semana do ano vacinaremos apenas profissionais de saúde, que integram os grupos prioritários indicados, porque queremos proteger aqueles que nos protegem”, realçou Francisco Ramos.
Apesar do plano ainda não estar completamente fechado, o coordenador da task-force para a vacinação contra o novo coronavírus antecipa que os profissionais de saúde dos hospitais de S. João, no Porto, e de S. José em Lisboa deverão ser os primeiros a receber a vacina.
Francisco Ramos acrescenta, ainda, que, “em janeiro, no dia 5, receberemos mais cerca de 300 mil doses, o que quer dizer que, durante o mês de janeiro, teremos condições para vacinar 120 mil pessoas residentes em lares e respetivos profissionais e um total de cerca de 20 mil profissionais de saúde”.
“Esta diferença entre as 300 mil doses e os 140 mil profissionais é explicada porque guardaremos de imediato uma dose para a segunda toma de todas as pessoas que iniciarem a vacinação para, de facto, garantirmos que ela está disponível para que isso aconteça”, esclarece o coordenador do PNV para a Covid-19.
Coronavírus
Posição assumida na mesma conferência de imprensa (...)
As primeiras vacinas chegarão a Portugal a 24 ou 26 de dezembro e estima-se que até abril sejam vacinadas 950 mil pessoas, anunciou hoje o coordenador da task-force.
Segundo o calendário provisório de entrega de vacinas da Pfizer, em dezembro serão entregues 9.750 doses, em janeiro 303.225, em fevereiro 429.000 e em março 487.500.
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão ser contactados por SMS para dizerem se querem ser vacinados contra a Covid-19, segundo o Plano de vacinação Covid-19, divulgado esta quinta-feira.
Os utentes vão ser identificados com base na listagem dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que serão disponibilizados aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), sendo depois contactados por mensagem SMS para “aferição de interesse para vacinação Covid-19”, de acordo com o documento apresentado por Francisco Ramos.
Vacinação
Os médicos temem que as pessoas com síndrome de Do(...)