26 dez, 2020 - 20:09 • Redação
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) vai ser um dos primeiros portugueses a ser vacinado contra a Covid-19. Miguel Guimarães será imunizado este domingo, no Hospital de São João, no Porto.
Miguel Guimarães foi convocado pela administração desta unidade hospitalar “pela sua atividade na área da transplantação renal, com estas equipas a serem consideradas prioritárias logo na primeira tranche de vacinas”, explica a OM, em comunicado divulgado este sábado.
O bastonário afirma que “este domingo ficará para sempre na história do combate a esta pandemia, que transformou por completo o mundo que conhecíamos e as nossas vidas”.
Desde o primeiro momento que escolhemos o caminho da medicina e da ciência e esse caminho revelou-se, uma vez mais, como sendo o mais acertado para os grandes desafios da humanidade”, sublinha.
Miguel Guimarães afirma que faz “esta vacina pelos nossos doentes e por todos os profissionais de saúde, para que rapidamente possamos estar a trabalhar em segurança e em pleno, salvando o maior número de vidas possível”.
O responsável pela Ordem dos Médicos considera a chegada da vacina “um sinal de esperança para todos os portugueses que atravessaram um ano muito difícil e que anseiam recuperar muitas das rotinas que hoje nos estão vedadas”.
“Este arranque de vacinação é sobretudo simbólico e funciona como uma primeira pedra de uma grande empreitada. Vamos começar a base de um edifício imunitário, mas até termos o telhado completo não podemos descansar. Temos de continuar a ser resilientes nas medidas que já conhecemos – máscara, distanciamento físico, higiene das mãos e etiqueta respiratória”, sublinha Miguel Guimarães.
As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram este sábado a Portugal e o processo de imunização arranca no domingo, em cinco centros hospitalares.