Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia

Surto de Covid-19 em lar de Chaves infeta 32 idosos e 12 funcionárias

28 dez, 2020 - 20:29 • Lusa

Todos os utentes infetados estão numa só ala, separados dos restantes, e encontram-se “estáveis”, adianta responsável pela Casa de Santa Marta, que é gerida por religiosas.

A+ / A-

Veja também:


A estrutura residencial para idosos Casa de Santa Marta, em Chaves, tem 44 infetados com Covid-19, 12 funcionárias e 32 utentes, adiantou à Lusa fonte da instituição esta segunda-feira.

Segundo explicou Laurentina Alonso, a responsável pela Casa de Santa Marta, em Chaves, distrito de Vila Real, que é gerida por religiosas, todos os utentes infetados estão numa só ala, separados dos restantes, e encontram-se “estáveis”.

“As famílias estão a par da situação e temos seguido todas as orientações por parte da saúde pública, cumprindo com as normas sanitárias, arejando os espaços e procedendo às desinfeções”, realçou.

“Não foi necessários ter as equipas reforçadas até ao momento. As enfermeiras têm sido incansáveis, estão a fazer tudo para superar esta situação, manter os idosos o mais confortáveis possível", disse ainda.

Após detetado o surto, todo o universo da instituição, que tem no total 128 residentes, já foi alvo de testes, que tiveram resultado negativo, acrescentou.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso de domingo, registavam-se no concelho de Chaves 563 casos ativos de Covid-19 e ainda 44 pessoas em isolamento, sendo a taxa de incidência dos últimos 14 dias de 920,1 casos por cem mil habitantes.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.677 pessoas dos 396.666 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+