Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSP vs GNR

Covid-19. MAI pede inquérito urgente sobre incidente com vacinas em Évora

29 dez, 2020 - 00:32 • Lusa

À saída do Hospital de Évora, a PSP impediu a GNR de prosseguir a escolta ao veículo que está a fazer a distribuição da vacina na região sul do país. Conflito foi resolvido com escolta partilhada.

A+ / A-

Veja também:


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou esta segunda-feira a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre os “incidentes" em Évora no acompanhamento de vacinas” contra a Covid-19.

O ministro, “face aos incidentes ocorridos hoje no acompanhamento da distribuição de vacinas da Covid-19 em Évora", entre a PSP e GNR, determinou a abertura de um inquérito urgente” pela IGAI, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Além disso, acrescentou a mesma nota, enviada à agência Lusa, Eduardo Cabrita “solicitou à Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informação sobre quais as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito definidas para concretizar essa distribuição”.

A TVI noticiou hoje à noite que “um conflito de interesses entre PSP e GNR acabou por impedir a saída da carrinha que está a fazer a distribuição da vacina na região Sul do país”.

“É à GNR que cabe a segurança destas carrinhas em todo o país, mas a PSP de Évora teve outro entendimento, por considerar que é a sua área de jurisdição”, refere a notícia publicada na página de Internet daquela estação de televisão.

Segundo a notícia, “a PSP acabou por bloquear e impedir a saída da carrinha que transportava o fármaco”.

“O conflito acabou por ser resolvido com uma escolta partilhada entre a GNR e a PSP”, disse também a TVI.

Contactadas pela Lusa, a Direção Nacional da PSP e o Comando-Geral da GNR escusaram-se a comentar o sucedido em Évora.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou hoje ter recebido, às 18:40, cerca de 350 vacinas contra a Covid-19, para iniciar o processo de vacinação dos profissionais de saúde na terça-feira.

Esta 1.ª fase da vacinação no hospital alentejano está prevista começar às 09:00 de terça-feira, prevendo-se que esteja concluída “até dia 31 de dezembro”, isto é, até quinta-feira, indicou o HESE.

"Este é um sinal de esperança e uma notícia muito positiva que todos aguardávamos”, congratulou-se a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

A responsável destacou que, “após quase um ano de combate a esta pandemia” provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, a qual “continua ativa, este é um momento de alento”.

Um momento que “reforça as nossas energias para continuar”, acrescentou Maria Filomena Mendes.

Portugal contabiliza pelo menos 6.677 mortos associados à Covid-19 em 396.666 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    29 dez, 2020 aqui 06:39
    Andam todos à procura de protagonismo. Aquelas escoltas são apenas um circo mediático que devia embaraçar quem participa nelas.
  • oswaldo da Motta
    29 dez, 2020 São Pedro do Estoril 01:50
    CARAMBA! Tanto Carnaval da Mídia provoca isso. Trump vai conseguir em 1 mes vacinar 10milhões. QUERIA VINTE, mas aos 'do costume que durante seus Governos 'entregaram' 8 (oito) Portos dos EUA aos Chineses, vão se aproveitar das vacinas DESCOBERTAS Financiadas e compradas e ´ na Gestão Anterior. Ainda mais : a PFIZER que foi totalmente financiada pelo Trump, sõ anunciou que a Vacina estava PRONTA para uso, na segunda feira após as Eleições. ISTO NÃO E 'FAKE NEWS'!

Destaques V+