Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus

Surto em lar de Óbidos com 43 infetados e dois mortos

02 jan, 2021 - 19:00 • Lusa

Os infetados são 34 utentes e nove funcionários, segundo as autoridades de saúde.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de coronavírus no lar Palácio D’El Rei, no concelho de Óbidos, infetou 34 utentes e nove funcionários e provocou a morte de dois idosos, informaram este sábado as autoridades de saúde.

Dos 36 utentes do lar, “34 tiveram resultados positivos”, disse este sábado à Lusa a delegada de saúde de Óbidos, Fátima País, confirmando o registo de “dois óbitos relacionados com o surto”.

De acordo com a mesma responsável, “dos 15 trabalhadores testados, nove tiveram também resultados positivos”.

O surto no Lar Palácio D’El Rei, no concelho de Óbidos, no distrito de Leiria, foi detetado no início da semana, quando "algumas pessoas manifestaram sintomas”, o que, segundo Fátima País, levou à realização de testes a todos os residentes e funcionários.

Cinco utentes da instituição “foram hospitalizados [no Centro Hospitalar do Oeste]” e os restantes “não apresentam sintomas muito gravosos, estando a ser acompanhados no lar”, afirmou a delegada de saúde.

Segundo o boletim de situação epidemiológica publicado este sábado pela Comissão Distrital de proteção Civil de Leiria, o concelho de Óbidos contava, na sexta-feira, com 59 casos ativos, número a que acrescem os novos casos relacionados com o surto.

Desde o início da pandemia registaram-se no concelho de Óbidos 192 casos de infeção, dos quais 130 pessoas recuperaram e três morreram.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+