06 jan, 2021 - 13:09 • Redação, com Lusa
Veja também:
O Presidente da República esteve em isolamento preventivo após um contacto com um caso positivo de Covid-19, mas manteve o debate com André Ventura agendado para esta quarta-feira à noite. Marcelo Rebelo de Sousa testou negativo e vai retomar a atividade normal.
A informação do isolamento de Marcelo foi avançada esta quarta-feira ao início da tarde através de um comunicado oficial publicado no site da Presidência da República.
"O Presidente da República, que teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã, encontra-se em isolamento profilático preventivo", refere a nota de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa aguarda "as diligências das autoridades de saúde, que estão a proceder à análise de risco".
Coronavírus
Marta Temido sublinha ser preciso a "ajuda de todo(...)
O chefe de Estado e recandidato tem um debate televisivo com André Ventura marcado para esta quarta-feira. O frente-a-frente mantém-se por vídeoconferência, apurou a Renascença.
Ouvido na qualidade de candidato às eleições presidenciais de 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou "a esperança de poder ir ao debate presidencial de hoje" com André Ventura, "aguardando luz verde das autoridades sanitárias".
Segundo fonte de Belém à agência Lusa, o contacto do Presidente da República com o referido elemento da sua Casa Civil foi "muito breve, muito curto, com máscara, para dar indicações sobre determinadas questões internas, à margem das audiências aos partidos".
É a segunda vez que o Presidente da República fica em isolamento profilático após contacto com pessoas infetadas com Covid-19.
A primeira situação aconteceu em março de 2020, após um encontro com um grupo de alunos de Felgueiras.
No final do ano, o primeiro-ministro, António Costa, também esteve em isolamento profilático após um encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que estava contaminado com Covid-19.
Desde a chegada da pandemia ao país estão confirmados 7.286 óbitos e mais de 436 mil infeções pelo novo coronavírus em Portugal, segundo dados de terça-feira.
[notícia atualizada às 17h33]