07 jan, 2021 - 12:03 • Redação com Lusa
Veja também:
O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira depois da renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro.
O primeiro-ministro António Costa anunciou que no próximo fim de semana, de 9 e 10 de janeiro, estão proibidas as deslocações entre concelhos e será imposto um recolher obrigatório a partir das 13h00 em todos os municípios com mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
António Costa referiu que a medida de recolher obrigatório só não se aplica a 25 concelhos, com menos casos de Covid-19.
O Conselho de Ministros esclareceu depois, em comunicado, que a proibição de circulação entre concelhos no fim de semana aplica-se a todos os municípios do continente, enquanto o recolher obrigatório às 13h00 de sábado e domingo abrange apenas 253 municípios.
O chefe do Governo admite que podem ser tomadas novas restrições na próxima semana, depois da reunião com os peritos marcada para dia 12, na sede do Infarmed, caso se mantenha a tendência de agravamento do número de casos, um cenário que, a manter-se revela "que as medidas que temos adotado não são suficientes", avisa.
"O que temos feito até agora é fazer incidir as medidas sobre o fim de semana; um passo em frente significa estender ao resto da semana esse tipo de medidas, portanto, adotar medidas de confinamento mais geral, do tipo que adotámos em março passado. Não queria estar a antecipar medidas, como a esperança é a última a morrer, devemos ter a esperança de que os números de ontem e hoje sejam ainda um ajustamento do período que vivemos nas últimas semanas e que os dados daqui até dia 12 não confirmem esta evolução. Se o confirmarem, é necessário fazer o que é necessário fazer", vincou.
No entanto, o primeiro-ministro considera que devem ser evitadas medidas que restrinjam as atividades letivas.
[notícia atualizada]