18 jan, 2021 - 17:49 • Redação
Reveja a conferência de imprensa
Veja também:
O Governo decidiu repor a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana, anunciou o primeiro-ministro esta segunda-feira.
O Conselho de Ministros realizou hoje uma reunião extraordinária para analisar as medidas de confinamento impostas no final da semana passada para tentar travar a pandemia de Covid-19.
No final da reunião, António Costa falou ao país, três dias depois de ter sido decretado um novo confinamento geral, para anunciar o aperto das restrições, face ao aumento contínuo de infeções, mortes e internamentos por Covid-19
"Este é o momento mais grave da pandemia. Hoje morreram mais 167 pessoas. Não é o momento para festas de anos ou jantares de família", declarou o primeiro-ministro.
As medidas entram em vigor na quarta-feira, 20 de janeiro. Segundo Costa servem para "clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar outras aprovadas na passada quinta-feira".
Na conferência de imprensa, o chefe do Governo anunciou ainda que a segunda toma da vacina contra a Covid-19 nos lares deverá estar concluída na próxima semana e indicou que o policiamento nas imediações de escolas será reforçado.
As aulas presenciais nas escolas continuam como até agora e os Ateliês de Tempos Livres (ATL) voltam a abrir.
O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que nas últimas 24 horas morreram 167 pessoas com Covid-19, um novo máximo diário de óbitos.
Desde o início do ano, ou seja, em 18 dias, já morreram mais de duas mil pessoas com a doença em Portugal.
[notícia atualizada às 15h56, de 19 de janeiro - medidas entram em vigor na quarta-feira, dia 20, anuncia António Costa no Parlamento]