Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia

Surto de Covid-19 em lar de Gondomar soma 33 infetados

25 jan, 2021 - 21:27 • Lusa

O autarca diz desconhecer se algum dos idosos infetados teve de ser internado.

A+ / A-

Veja também:


Um surto no Centro Social da Lomba, em Gondomar, resultou em 33 infetados com o novo coronavírus, entre utentes e colaboradores do lar, confirmou esta segunda-feira à Lusa o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Os primeiros sinais da presença da Covid-19 ocorreram no final de semana passada, após o que foram testados todos os utentes e colaboradores da instituição, havendo ainda a registar “11 casos negativos, tendo estes sido transferidos para a Pousada da Juventude do Porto”, acrescentou o autarca.

O centro foi hoje vistoriado pela Comissão Covid da Proteção Civil de Gondomar, com a presença do delegado de saúde e da Segurança Social, revelou Marco Martins que assegurou “toda o apoio da autarquia, à semelhança do efetuado noutras situações”.

Na página da instituição no Facebook, é anunciada a contratação de colaboradores, com entrada imediata, através de contratos de substituição ou via Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo Marco Martins acrescentado que “desde a semana passada estão a trabalhar no centro seis funcionárias das brigadas da Segurança Social”.

“Ainda hoje seguiu uma grande quantidade de material [de proteção] para o centro, depois de já na semana passada ter sido feito um primeiro envio desse material. O centro não tem nenhuma necessidade de equipamento”, disse.

O autarca desconhece se dos positivos, entretanto, algum teve de ser internado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.721 pessoas dos 643.113 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+