28 jan, 2021 - 13:38 • Cristina Nascimento
Veja também:
O coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19 anunciou a inclusão dos idosos com mais de 80 anos sem patologia associada no primeiro grupo de prioritários a ser vacinados, mantendo as pessoas entre os 50 e os 79 com determinadas doenças.
Os octagenários vão começar a ser chamados "para a semana", disse Francisco Ramos.
Pelas contas deste responsável reveladas em conferência de imprensa, estes dois grandes grupos representam 600 mil pessoas (mais de 50 anos com comorbilidades) e 340 mil pessoas (mais de 80 anos).
Até ao fim do março, se Portugal receber todas as vacinas que é previsto receber, metade destas pessoas já estarão totalmente vacinadas e a outra metade já terão a vacinação iniciada.
A União Europeia estabeleceu como meta ter vacinados, até março, pelo menos 80 % das pessoas com mais de 80 anos e 80 % dos profissionais de saúde e da assistência social em cada Estado-Membro. Até ao verão de 2021, os Estados-Membros deverão ter vacinado pelo menos 70 % da toda a população adulta.
Francisco Ramos fez as contas às doses de vacinas previstas que sejam entregues, considerando que, se tudo correr como o previsto, no fim de marços, POrtugal contara com mais de 800 mil pessoas vacinadas e mais 500 mil com a primeira dose.
“Aquilo que temos garantido são 2.214.000 doses a receber até final de março. Para atingir este objetivo vamos precisar de 1.642.000 doses para vacinar por completo 800 mil pessoas e 520 mil para iniciar a vacinação. É possível atingir este objetivo com as doses que temos contratadas com a Pfizer, a Moderna e na expectativa de que a vacina da AstraZeneca seja aprovada”, explicou.