28 jan, 2021 - 17:00 • Joana Gonçalves
Veja também:
O número de hospitalizações devido à Covid-19 deve continuar a aumentar e pode superar a capacidade de resposta do SNS, já na próxima semana.
De acordo com o último relatório “Nowcast/Forecasting” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a que a Renascença teve acesso, estima-se que a oito de fevereiro o número de internamentos Covid-19 em unidades de cuidados intensivos supere os mil internados.
“Tendo em consideração a tendência observada na prevalência de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI, projecta-se que no dia 2021-02-09 o número de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI seja 1.029”, lê-se no documento.
Segundo a última atualização do ministério da Saúde, enviada à Renascença a 25 de janeiro, os hospitais do SNS têm disponíveis 820 camas de medicina intensiva. Ou seja, a projeção do INSA sugere uma sobrecarga da capacidade destas unidades.
Já o número de internados em enfermaria deverá superar os 10 mil, na segunda-feira, dia oito de fevereiro.
Esta quinta-feira, a ministra da Saúde pediu aos hospitais de Lisboa que abram já nesta fase todas as camas possíveis, numa altura em que administrações de sete hospitais apelaram a um maior equilíbrio na distribuição de doentes entre unidades periféricas e centrais.
De acordo com o Diário de Notícias, a reunião de Marta Temido com os hospitais de Lisboa, na quarta-feira, terminou com "um alerta da ministra para que todos se mobilizem da mesma forma e que disponibilizem já o máximo das suas capacidades para se combater a pior fase da pandemia".
O mesmo relatório revela, também, que Portugal poderá chegar aos 23 mil casos diários de Covid-19, na próxima semana, e aponta para uma "tendência crescente acentuada" no número de óbitos devido à doença.
O Presidente da República já enviou o decreto de renovação do estado de emergência para o Parlamento. O novo diploma prevê a mobilização de quaisquer profissionais de saúde reformados e reservistas ou que tenham obtido a sua qualificação no estrangeiro e, noutro plano, a proibição de aulas presenciais.
Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma declaração ao país esta quinta-feira, pelas 20h00.
O INSA publica semanalmente um relatório sobre a curva epidémica e os parâmetros de transmissibilidade da Covid-19, disponível aqui.