02 abr, 2021 - 12:29 • Anabela Góis
Veja também:
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) apelou, esta sexta-feira, ao aumento da lotação em espaços comerciais. Segundo Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED, “Portugal apresenta o rácio mais baixo da Europa, cinco pessoas por 100 metros quadrados.”.
“Um aumento para o dobro seria perfeitamente admissível e podia acomodar mais gente nas lojas. Podíamos ter mais tráfego, podíamos ter melhor equilíbrio para sustentar as empresas, que estiveram tanto tempo fechadas e que agora precisam de escoar os seus produtos”, defendeu o dirigente associativo, em entrevista à Renascença.
Gonçalo Lobo Xavier pede que o rácio de cliente por 100 metros quadrados passe de cinco para dez pessoas e adianta que a alteração “não vai pôr em causa a saúde pública”.
Governo mantém plano inicial, mas coloca 19 concel(...)
Dados divulgados esta semana pela APED revelam que as vendas do retalho alimentar e especializado caíram 1,5% no ano passado face a 2019, para 22.653 milhões de euros, com o aumento de 8,1% da faturação no segmento alimentar a não conseguir compensar a queda de 17,7% do retalho especializado, para 7.032 milhões de euros.
Apesar do "forte impacto" das restrições impostas devido à pandemia de Covid-19 nos diferentes mercados do retalho especializado, a APED considera que os números de 2020 mostram um "setor resiliente".
Na próxima segunda-feira, dia cinco de abril, arranca a segunda fase do plano de desconfinamento, que prevê a reabertura de lojas com uma área até 200 metros quadrados e que tenham porta para a rua.
As esplanadas podem, também, voltar a ser frequentadas até ao limite de quatro pessoas e passa a ser possível servir refeições. Estes estabelecimentos devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados.