12 abr, 2021 - 16:01 • Ana Lisboa
Em parceria com as principais cadeias de super e hipermercados, a Cruz Vermelha Portuguesa está a realizar uma campanha de vales a nível nacional. O propósito desta iniciativa é ajudar as pessoas mais carenciadas.
A responsável da área social na Cruz Vermelha, Joana Rodrigues, reconhece que “a pandemia agravou as condições económicas e sociais das famílias portuguesas, não há dúvida nenhuma quanto a isso. Há muitas pessoas com dificuldades em satisfazer as necessidades básicas, a sua alimentação essencial. E nós sentimos esse agravamento desses pedidos de apoio durante o ano que passou”.
Esta responsável revela que a instituição registou “um duplicar dos pedidos de apoio durante este último ano, razão pela qual também sentimos a necessidade de ter campanhas diferentes, campanhas inovadoras que nos possibilitem aumentar a nossa capacidade de resposta”.
A Renascença ouviu reações ao estudo da Fundação F(...)
Quem quiser contribuir para esta campanha solidária, é muito simples: basta adquirir no momento do pagamento das suas compras um vale de bens, “que se reflete num pacote de arroz, num pacote de massa, numa lata de atum”, só para dar alguns exemplos. Ou, em alternativa, as pessoas podem comprar vales monetários “que têm um valor que varia entre 1 euro e os 5 euros e que depois se traduzirá num bem alimentar”, explica Joana Rodrigues.
Os alimentos recolhidos nesta campanha serão depois distribuídos pelas cerca de 90 estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa que os encaminham para quem mais precisa.
Quantos mais alimentos forem angariados, mais pessoas podem beneficiar com esta ajuda.
O organismo revela que no último ano foram apoiadas uma média mensal de 30 mil famílias.
Todos estes beneficiários são previamente sinalizados, é analisada a sua situação, “é feito um diagnóstico social, é elaborada uma proposta de apoio, que pode passar por este recurso, por um apoio alimentar”.
Esta campanha “Faça compras por uma boa causa” decorre em vários períodos: este primeiro termina na próxima segunda-feira, 19 de Abril. Mas haverá outras duas oportunidades para ajudar: entre 17 e 26 de julho e ainda entre 13 e 22 de agosto.