Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Lisboa com testes gratuitos para todos os moradores

15 abr, 2021 - 07:21 • Marta Grosso com redação

A medida entra em vigor nesta quinta-feira e pretende identificar, de forma mais rápida, os casos de Covid-19 no concelho. Já aderiram à medida 90 farmácias.

A+ / A-

A partir desta quinta-feira, dia 15 de abril, todos os moradores na cidade de Lisboa podem dirigir-se a uma farmácia para fazer um teste gratuito à Covid-19.

A autarquia decidiu alagar a testagem gratuita, deixando assim de estar limitada às freguesias com maior incidência. Além disso, os menores de 16 anos também já podem fazer o teste nas farmácias aderentes (a cada 15 dias).

A medida foi anunciada pela Câmara Municipal de Lisboa no Twitter.


O plano de testagem gratuita começou em 31 de março nas freguesias com maior incidência de casos e foi depois alargado a mais cinco.

Quando foi iniciado, o presidente da Câmara, Fernando Medina, alertou que mais freguesias poderiam entrar ou sair da lista de testagem gratuita à medida que registasse uma relação de casos de Covid-19 superior ou inferior a 120 por 100 mil habitantes.

Nesta altura, são 90 as farmácias que aderiram à iniciativa municipal, que visa identificar casos de Covid-19 de forma mais rápida para, assim, ajudar a conter a pandemia.

A marcação pode ser feita presencialmente nas farmácias aderentes, que podem ser consultadas em https://www.lisboa.pt/lisboaprotege/saude ou através do número 1400.

Se um teste for positivo, a farmácia reporta o caso detetado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) do Ministério da Saúde.

A Covid-19 é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+