Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caldas da Rainha. GNR deteta descarga ilegal de efluentes pecuários

24 abr, 2021 - 10:20 • Lusa

A descarga ilegal de efluentes pecuários foi detetada na sexta-feira, por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.

A+ / A-

A GNR identificou uma exploração agropecuária por descarga ilegal de efluentes em Caldas da Rainha, distrito de Leiria.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Leiria refere que a descarga ilegal de efluentes pecuários foi detetada na sexta-feira, por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.

"No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos, os elementos do NPA detetaram uma descarga proveniente de uma exploração agropecuária a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração", lê-se na nota.

Segundo a GNR, no seguimento das diligências policiais, constatou-se que, posteriormente, "a descarga introduzia-se na linha de água, afluente do Rio Tornada".

Na sequência desta ação, os militares da GNR elaboraram um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144.000 euros.

O processo foi remetido para Administração da Região Hidrográfica do Centro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+