Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

Conselho de Ministros. Quatro concelhos mantêm-se para trás no desconfinamento

20 mai, 2021 - 15:06 • Hélio Carvalho

Odemira e Montalegre recuam e juntam-se a Lamego e Arganil. A ministra da Presidência alertou para o crescimento do índice de transmissibilidade.

A+ / A-

Veja também:


O Conselho de Ministros anunciou esta quinta-feira que há quatro concelhos que se mantêm em fases anteriores do plano de desconfinamento, enquanto que um concelho, Resende, avança e junta-se ao resto do país na quarta e última fase.

Montalegre e Odemira recuam para a fase de 19 de abril do desconfinamento - em Odemira já não existe cerca sanitária na freguesia de São Teotónio e todo o concelho está no mesmo nível - e Arganil e Lamego ficam também nessa fase.

Em alerta e risco de voltar atrás no desconfinamento estão dez concelhos (cinco deles viram a sua incidência crescer e passar a esse grupo enquanto que outros cinco não saíram). Estão então em alerta os concelhos de Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Lagoa, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.

No caminho inverso, cinco concelhos mostraram melhorias no controlo da pandemia e saem da situação de alerta: Alvaiázere, Melgaço, Resende, Torres Vedras, Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.

Na conferência de imprensa onde foram apresentadas as novas medidas, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que a incidência da Covid-19 continua a diminuir em Portugal, mas avisou que o índice de transmissibilidade, o famoso R(t), está agora acima de 1 e é fundamental continuar a ter cuidados com a pandemia.

Relativamente à situação em Odemira, Mariana Vieira da Silva referiu que, apesar do concelho se manter numa fase anterior do plano de desconfinamento, apresenta agora dados que dão conta de uma situação "significativamente melhor". Segundo a ministra, Odemira apresenta agora uma taxa de incidência de 287 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e há um mês esse valor era cerca de mil.

A freguesia de São Teotónio, que deixou de estar abrangido por uma cerca sanitária devido à elevada incidência, especialmente devido à população migrante que vive em condições extremamente precárias, interpôs na segunda-feira uma providência cautelar imposta para avançar no desconfinamento.

A ministra Mariana Vieira da Silva esclareceu que todo o concelho está agora na mesma fase e, por isso, não há distinção entre as freguesias do conselho. "A situação está ultrapassada. No entanto, não posso deixar de dizer que o objetivo do governo foi focar no local onde havia problemas e atuar de forma diferenciada, não foi nenhuma distinção negativa", vincou

Segundo os dados apresentados pelo Governo, o país tem agora menos de 50 casos por 100 mil habitantes por 14 dias (no início do desconfinamento, tinha cerca de 118 casos por 100 mil habitantes).

A ministra da Presidência recusou ainda criar uma ligação entre os festejos do título comemorado pelo Sporting, no dia 11 de maio, alegando que ainda é cedo para tirar essas conclusões e que o país já vinha de um "crescimento do R(t) que já tinha sinalizado na semana passada".

[Notícia atualizada às 15h48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+