Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve na Função Pública. Várias escolas estão fechadas ou a funcionar "a meio gás"

20 mai, 2021 - 09:57 • Redação com Lusa

Protesto quer exigir aumentos salariais e valorização das carreiras, segundo fonte sindical.

A+ / A-

Várias escolas estão fechadas ou a funcionar a meio gás, devido à greve dos trabalhadores da Função Pública. Prevê-se que a greve convocada pelos sindicatos da CGTP tenha impacto noutros serviços - desde tribunais, finanças, segurança social e ainda nos transportes.

Em declarações à Lusa, o coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, adiantou que há várias escolas fechadas em Lisboa, no Porto, em Oeiras, no Cacém e em Vila Franca de Xira.

“Há também perturbações em algumas escolas e na Universidade de Coimbra. Ainda estamos a recolher dados, mas tudo indica que a adesão à greve será elevada”, indicou.

No que diz respeito à recolha do lixo, Sebastião Santana disse que a adesão é superior a 80% no turno da noite e no da manhã.

"A adesão é superior a 80% nos dois turnos. Em alguns concelhos a paralisação é total", referiu.

Só os serviços ligados à saúde ficam de fora da greve da Função Pública convocada pelos sindicatos da CGTP. Uma paralisação que pode ter impacto em muitos serviços, desde repartições a tribunais, passando por transportes municipais, serviços de limpeza e também escolas.

Com este protesto, a Frente Comum reivindica a valorização dos salários e das carreiras, exigindo 90 euros de aumento para todos os trabalhadores. São propostas que já foram apresentadas ao Governo, mas o sindicalista Sebastião Santana diz que as reuniões com a equipa da ministra Alexandra Leitão servem apenas para cumprir "calendário".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    20 mai, 2021 Palmela 12:06
    Xulos do povo!
  • Maria
    20 mai, 2021 Palmela 11:37
    Vao trabalhar malandros!

Destaques V+