Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve nos comboios. Efeitos devem sentir-se já na noite desta quarta-feira

26 mai, 2021 - 10:50 • Redação

Paralisação começa às zero horas de quinta-feira, dia 27. Ligações urbanas devem ser as mais atingidas, mas estão previstas perturbações nas nacionais também.

A+ / A-
Foto: RR
Foto: RR
Ligações urbanas deverão ser as mais afetadas, diz CP. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Ligações urbanas deverão ser as mais afetadas, diz CP. Foto: António Pedro Santos/Lusa

Os ferroviários da CP começam, a quinta-feira, uma greve de 24 horas que deverá ter efeitos já a partir desta quarta-feira à noite, mesmo antes da meia-noite.

“A greve abrange o período entre as 00h00 e as 24h00 de dia 27 de maio, mas o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período, nomeadamente ao final do dia 26 de maio e às primeiras horas da manhã de dia 28 de maio”, refere a empresa em comunicado.

Na mesma nota, admite-se perturbações na circulação de comboios ao nível nacional, mas sobretudo nos comboios urbanos.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, acrescenta.

Entre as várias reivindicações, os ferroviários da CP exigem aumentos salariais e a valorização das carreiras. Protestam também contra escalas de serviço com mais de nove horas.

A CP diz ainda que lamenta os incómodos causados aos seus clientes, recomendando a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da empresa.

A luta envolverá também duas concentrações, uma no Porto frente à estação de São Bento, pelas 9h00 e outra em Lisboa, em frente ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação a partir das 10h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+