08 jun, 2021 - 15:41 • Redação
Veja também:
A PSP anuncia "fortes restrições" à circulação no coração de Lisboa a partir do final da tarde de sábado, para evitar ajuntamentos por ocasião dos Santos Populares em plena pandemia de Covid-19.
“As pessoas não devem sair de casas e deslocarem-se para estas zonas sobretudo do coração da cidade, porque vai haver fortes restrições a partir das 19h00, de sábado, dia 12, até às 2 ou 3 da manhã de domingo, dia 13”, declarou o superintendente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP Domingos Antunes, em conferência de imprensa.
A Polícia "vai colocar grades para fazer esse condicionamento e limitações sempre numa lógica proporcional, de acordo com a dinâmica da mobilidade das pessoas".
"Os estabelecimentos estão a funcionar até às 22h30, com meia-hora de tolerância para as pessoas poderem abandonar esses estabelecimentos e regressarem a casa", refere o porta-voz da PSP.
As autoridades vão estar especialmente atentas ao consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
"A Polícia sempre que encontrar zonas de grande afluência e de ajuntamentos que violam as regras vai de forma preventiva e reativa condicionar o acesso a essas zonas através da colocação de grades ou fitas", sublinha.
As zonas dos miradouros de Lisboa, "que têm sido locais de grande afluência", vão ser limitadas pelas autoridades.
A PSP apela à população que cumpra as regras de segurança sanitária. “Vivemos todos os maior desafio das nossas vidas de inverter o quadro pandémico para rapidamente retomar a vida social que todos nós pretendemos”.
A Câmara de Lisboa anunciou na semana passada que não vai autorizar a realização de arraiais populares este ano devido à pandemia de covid-19.
O autarca Fernando Medina apela para que os cidadãos compreendam a situação e evitem aglomerações.