Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Índice Mundial da Paz. Portugal é dos países mais seguros, mas desceu um lugar

17 jun, 2021 - 11:21 • Marta Grosso

A tabela é organizada todos os anos pelo Instituto para a Economia e Paz, sediado na Austrália.

A+ / A-

Portugal é considerado o quarto país do mundo mais seguro e o segundo dentro do espaço da União Europeia, segundo Instituto para a Economia e Paz.

A tabela foi divulgada nesta quinta-feira através de um comunicado do Ministério da Administração Interna.

Face ao ano passado, Portugal perdeu uma posição, mas continua entre os mais seguros.

Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos. E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”, afirma o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no comunicado enviado às redações.

Este ano, o pódio é ocupado pela Islândia, a Nobva Zelândia e a Dinamarca.

O Índice Mundial da Paz é elaborado todos os anos pelo Instituto para a Economia e Paz, sediado na Austrália.

Na edição deste ano, a 15.ª (que abrange 99,7% da população mundial), é possível concluir que o nível global de paz manteve a tendência de deterioração, num mundo em que os conflitos e crises surgidos na década passada começaram a diminuir e a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia Covid-19 – a par das tensões crescentes entre as principais potências, escreve o MAI.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+