18 jun, 2021 - 07:43 • Marta Grosso com redação
Veja também:
O Presidente da República considera que o Governo tentou encontrar uma “solução de equilíbrio” ao restringir as saídas e entradas na Área Metropolitana de Lisboa durante o fim de semana.
“O senhor primeiro-ministro comunicou-me antes de ser tomada a decisão, mas não queria pronunciar-me aqui sobre isso”, começou por dizer, para logo depois acrescentar: “É uma decisão nacional num contexto muito específico, tentando encontrar uma solução de equilíbrio”.
Marcelo Rebelo de Sousa falava na última noite à Antena 1, à chegada a Nova Iorque onde vai assistir à tomada de posse de António Guterres para o segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas.
Na opinião do Presidente da República, este recuo na região de Lisboa não representa qualquer contradição com aquilo que tinha dito antes.
“Eu tive ocasião de dizer que não voltaria atrás no que depende de mim, que é no estado de emergência. Em relação ao resto, a competência é do Governo”, sublinhou.
Covid-19
O confinamento é só para este fim de semana, ou pa(...)
A restrição de circulação na Área Metropolitana de Lisboa para este fim de semana tem efeitos a partir das 15h00 desta sexta-feira e dura até às 6h00 de segunda.
O Governo admite que a situação da pandemia é preocupante devido à prevalência da variante Delta. Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, os hospitais já se estão a preparar para o eventual aumento dos internamentos, decorrente do maior número de casos.
“Estamos a falar de uma variante que é muito mais transmissível”, explicou na quinta-feira à noite.
Nesta altura, a cadeia de transmissão no Continente (o R) está em 1,13 e o Governo admite que será muito difícil o país entrar na próxima fase de desconfinamento, prevista para daqui a uma semana.