24 jul, 2021 - 17:00 • Anabela Góis , Hélio Carvalho , com Lusa
Um apagão afetou várias zonas do país, de Norte a Sul, e provocoui falhas na eletricidade e na luz, ao longo deste sábado. Segundo confirmou a Renascença com a EDP, as falhas tratam-se de um problema na rede europeia que está a afetar a Redes Energéticas Nacionais (REN).
A energia foi entretanto reposta, disse em comunicado a E-REDES à agência Lusa: “na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal”.
Em algumas localidades, as falhas foram longas. Em Vila do Conde, por exemplo, nas freguesias de Vila Chã e Mindelo, as casas estiveram sem eletricidade durante mais de meia hora.
Também houve indicação de falhas de eletricidade em concelhos do Minho, como Vila Praia de Âncora, Fafe, Famalicão, Guimarães e Braga, e em concelhos mais a sul como Sintra ou Setúbal.
A falha na rede europeia não está, portanto, limitada a Portugal. Há falhas no fornecimento elétrico em vários países: em Espanha, o El Mundo noticia que o apagão afeta centenas de milhares de pessoas por todo o país, naquele que é o pior apagão em 20 anos.
O problema terá sido provocado na rede francesa. Segundo a Red Eléctrica, a rede que transporta energia em Espanha, "um incidente com um hidroavião gerou um problema na rede francesa de altíssima tensão, causando o desligamento temporário da península do resto da Europa", disse a empresa no Twitter.
No mesmo comunicado, a Red Eléctrica acrescenta que "o problema já está resolvido, restando a interligação e o suprimento de energia afetado em nosso país substituídos."
As empresas espanholas Iberdrola e Endesa confirmam ainda ao El Mundo que uma avaria numa linha de alta tensão, na rede espanhola, deixou centenas de milhares de casas em Espanha sem luz, entre as 16h30 e as 17h00, e o apagão durou uma hora.
Segundo a Proteção Civil espanhola, a falha terá afetado 640 mil pessoas em Espanha.
Também mais a Norte, em França, os cortes chegaram à região basca de Hendaye (na fronteira com o País Basco), até Bayonne, e os apagões também estão a importunar a vida de centenas de milhares de pessoas.
Os cortes afetaram igualmente o serviço 112, que ficou sem funcionar este sábado à tarde, em alguns distritos do país, estando já a operar plenamente, disse a PSP à Lusa.
O porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse que “o sistema de redundância [do 112] não funcionou em pleno”, por motivo desconhecido, que está a ser averiguado.
“Alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar”, afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência 112 está a “funcionar normalmente”.
O número de emergência é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.
Fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação disse à Lusa que “apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes”. “De resto, a nível nacional não houve mais impactos”, acrescentou.
[Notícia atualizada às 18h58]