13 ago, 2021 - 12:41 • Redação
O Ministério da Educação anunciou esta sexta-feira a publicação da lista de colocação de professores, quando falta um mês para o início do ano letivo.
Mais de 13 mil professores conseguiram mudar de escola enquanto cerca de 6.500 foram colocados em estabelecimentos de ensino através da contratação inicial.
A lista pode ser consultada pelos docentes no site da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).
"Nunca tendo acontecido de forma tão antecipada, o Ministério da Educação publicou, a mais de um mês do arranque do ano letivo, as listas de colocação de professores", avança a tutela, em comunicado.
O Ministério da Educação assinala que, apesar do ano letivo se ter prolongado pela redefinição do calendário escolar, "foi possível os docentes conhecerem mais cedo as suas colocações e terem mais tempo para se preparar para o início das aulas e aos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas disporem de mais tempo para organizar o arranque do ano letivo".
Em causa está a "violação de lei" que obrigava a a(...)
As listas divulgadas esta sexta-feira "referem-se à mobilidade interna relativa a docentes do quadro (QA/QE e QZP1 ) e à contratação inicial para os docentes contratados".
Os docentes colocados na mobilidade interna e na contratação inicial "têm de aceitar a colocação na aplicação eletrónica disponível no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE), no prazo de 48 horas, correspondentes a dois dias úteis, e de se apresentar nos AE/ENA de colocação, no prazo de 72 horas".
Os professores que não o possam fazer presencialmente por motivo de férias, maternidade, doença ou outro motivo previsto na lei, "podem comunicar esse facto ao AE/ENA, por si ou por interposta pessoa, mediante apresentação, no prazo de cinco dias úteis, do respetivo documento comprovativo", explica o Ministério da Educação.
De acordo com o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues, foram "colocados em mobilidade interna cerca de 13.500 docentes do quadro (QA/QE e QZP) tendo ficado aproximadamente 400 desses docentes a aguardar colocação nas Reservas de Recrutamento que ocorrerão a seguir à fase agora concluída".
No concurso externo, vincularam 2.424 docentes à carreira docente e no concurso de contratação inicial foram colocados mais de 6.500 docentes contratados.
O Ministério da Educação sublinha que, nos últimos seis anos, "vincularam aos quadros do Ministério da Educação aproximadamente 11 mil professores".