Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Homem filmado a circular de trotinete em pleno IC19

26 ago, 2021 - 14:30 • Redação

O condutor da trotinete "não foi intercetado ou fiscalizado" pelas autoridades.

A+ / A-

Um homem foi filmado a circular de trotinete em pleno IC19, a estrada mais movimentada de Portugal.

O momento insólito aconteceu na passada segunda-feira, por volta das 10h50, e as imagens foram partilhadas nas redes sociais.

Ao Jornal de Notícias, a PSP afirmou esta quinta-feira que o condutor "não foi intercetado ou fiscalizado".

As regras do Código da Estrada, cuja alteração que entrou em vigor no dia 8 de janeiro deste ano legisla o regime de equiparação a velocípedes (nos quais se inserem as trotinetes com motor), não obriga o uso de capacete (que o homem estava a usar), mas recomenda o uso.

Além disso, obriga a que os utilizadores de trotinetes possam circular apenas em ciclovias e ruas, e não em passeios, sem ultrapassar os 25 quilómetros por hora.

Sendo o IC19 uma via equiparada a autoestrada, na qual a velocidade mínima é de 50 quilómetros por hora, o uso de trotinete nesta via é, portanto, proibido.

É também proibida a circulação de qualquer tipo de veículos com uma cilindrada inferior a 50 cm3 e a veículos cuja velocidade máxima não supere os 60 quilómetros por hora, ou cujo limite tenha sido fixado abaixo desse valor (como as trotinetes).

Diz o Código da Estrada que "atendendo à proliferação de veículos equiparados a velocípedes que podem circular em pistas de velocípedes e em pistas mistas de velocípedes e peões, e à sua extrema perigosidade na partilha de espaço, restringe -se a equiparação a velocípedes apenas a veículos com potência máxima contínua de 0,25 kW e que não atinjam mais de 25 km/h de velocidade em patamar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+