27 ago, 2021 - 20:05 • Lusa
As autoridades detiveram nas últimas semanas 11 pessoas na zona do Bairro Alto e do Cais do Sodré, em Lisboa, e participaram 55 infrações relativas ao incumprimento das regras de prevenção contra a covid-19, divulgou a PSP.
As autoridades apreenderam também 14 colunas de som, mais de uma centena de garrafas de cerveja, provenientes da venda ambulante e 12 botijas de óxido nitroso, indica o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), em comunicado.
“O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1.ª Divisão Policial, adotou um policiamento na zona do Bairro Alto, com o objetivo de reforçar as condições de segurança das pessoas que frequentam esta área e dos respetivos moradores, bem como da fiscalização do cumprimento das normas em vigor relativas ao atual estado de contingência”, lê-se na nota.
Nesse sentido, a PSP diz que implementou um dispositivo com medidas de controlo do número de pessoas em determinadas ruas, como forma de “garantir o acesso permanente às forças de segurança e aos meios de socorro” e para evitar concentrações superiores a 15 pessoas.
Num balanço feito relativamente à atividade operacional nas últimas semanas, o Cometlis refere que procedeu à detenção de 11 pessoas e participou 55 infrações contraordenacionais nas zonas do Bairro Alto e do Cais do Sodré.
“A PSP reitera o apelo ao cumprimento das normas em vigor na atual situação de contingência, designadamente a obrigatoriedade do uso de máscara, sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado, a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, a não concentração superior a 15 pessoas, devendo ser respeitadas as ordens e orientações dados pelos polícias no local”, é sublinhado na nota.
A covid-19 provocou pelo menos 4.472.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 214,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.703 pessoas e foram contabilizados 1.030.791 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.