Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lisboa

Fechada durante quatro anos, estação do metro de Arroios reabre terça-feira

13 set, 2021 - 12:46 • Lusa

Estação fechou em julho de 2017 para obras de ampliação, de modo a permitir a circulação de comboios com seis carruagens. A conclusão das obras estava prevista para o primeiro semestre de 2019.

A+ / A-

A estação de metro de Arroios, em Lisboa, abre na terça-feira, quatro anos depois do seu encerramento para obras de ampliação do cais, de forma a receber composições com seis carruagens, anunciou hoje o Metropolitano de Lisboa.

De acordo com o Metropolitano, a reabertura oficial decorre às 07:45 de terça-feira, com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, que participará numa visita guiada à estação.

Além das obras para ampliação das plataformas, a estação tem agora três elevadores para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

A remodelação contemplou ainda a "reformulação dos átrios e a reorganização dos espaços de apoio à exploração", acrescentou a transportadora.

A estação de Arroios, na Linha Verde do Metro de Lisboa, encontra-se fechada desde 19 de julho de 2017 para obras de ampliação, de modo a permitir a circulação de comboios com seis carruagens em toda a Linha Verde, visando também a reformulação de átrios, espaços de apoios à exploração e introdução de elevadores.

A conclusão das obras estava prevista para o primeiro semestre de 2019, mas, alegando incumprimentos contratuais do empreiteiro, o Metro rescindiu o contrato e um novo concurso foi adjudicado em setembro desse mesmo ano.

Em comunicado, o Metro de Lisboa afirmou então que a empreitada foi adjudicada pelo preço contratual de mais de 6,6 milhões de euros, acrescido de IVA.

A consignação da empreitada foi assinada em janeiro de 2020, com previsão de que as obras decorressem durante 18 meses a partir de então, estando a abertura prevista para o segundo semestre deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+