29 dez, 2021 - 21:56 • Redação
Veja também:
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para os riscos associados aos ajuntamentos de pessoas em centros de testagem e de vacinação.
Em comunicado, a SPP manifesta preocupação com os aglomerados de pessoas, mas também com a suspensão da vacinação nos dias festivos.
Para este organismo, a rápida transmissão de casos motivada pela variante Ómicron exige um esforço redobrado na administração das doses de reforço, nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.
Boletim DGS
A taxa de incidência e o Rt dispararam, internamen(...)
Na nota, a SPP constata que as enormes filas em centros de vacinação e postos de testagem contrariam as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Se é recomendado o teletrabalho para evitar contactos no espaço laboral, se é prolongado o período de férias letivas, para atrasar o regresso das crianças à escola, e se é sugerida a limitação do número de pessoas nos festejos de Natal e passagem de ano, então não podem ser aceitáveis as longas filas e os longos períodos de espera à porta dos centros de testagem e de vacinação", pode ler-se.
Segundo o presidente da SPP, António Morais, “é urgente a criação de condições para o cumprimento das recomendações da DGS. Havendo um apelo à vacinação e à testagem da população, tem de haver a garantia de que estes procedimentos decorrem em segurança”.