03 jan, 2022 - 17:16 • Hugo Monteiro
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira que a Covid-19 está a entrar na fase endémica em Portugal.
Durante uma visita ao centro de vacinação da Maia, Lacerda Sales explicou, contudo, que o país “ainda está sujeito a ondas”, sendo que nesta altura ainda está na quinta onda da pandemia, “pelo que o mar ainda não está estável”.
“Passaremos a uma fase endémica quando houver essa maior estabilidade do ponto de vista da doença”, disse o secretário de Estado, sublinhando que “o Presidente da República tem razão quando diz que estamos a passar a uma fase endémica”.
Mesmo assim, como Portugal ainda não está nessa fase, “é necessário reforçar a testagem e vacinar cada vez mais”, alertou.
Lacerda Sales reafirmou que ainda esta semana será formalizada a alteração dos períodos de isolamento para infetados assintomáticos e contactos de alto risco.
Quanto a novas medidas de controlo da pandemia, só serão decididas depois da reunião com os peritos, agendada para quarta-feira.