04 jan, 2022 - 21:56 • João Malheiro
Os sites do grupo Impresa voltaram ao ativo, no mesmo endereço, mas em formato ainda provisório.
A SIC Notícias e o Expresso já voltaram a estar disponíveis, num modelo diferente e temporário.
Num comunicado publicado no site provisório, a direção do Expresso dá "as boas-vindas, mais uma vez" ao leitor.
"Agora, e enquanto fazemos todos os esforços para recuperar o que é nosso (o que é seu), decidimos criar um site temporário, este que está a abrir agora, que nos permitirá levar-lhe outra vez as nossas notícias – aquelas que até aqui temos publicado apenas nas redes sociais do Expresso", lê-se.
"Garantindo-lhe que, não sendo este o nosso site, não sendo ainda as circunstâncias ideais para cumprirmos a nossa missão, vamos dar tudo o que temos para não o deixar mal nestes dias importantes da nossa história. Fazemos isto porque hoje, como desde o dia em que nasceu, o Expresso nunca desistirá de lutar pelo Estado de Direito, pela Democracia, pela liberdade. Pela #liberdadeparainformar, o nosso lema nestes dias", acrescenta a direção do semanário.
Já no que toca à SIC generalista este mantém-se indisponível e o site da Blitz redireciona para uma página do site provisório do Expresso.
A direção do semanário da Impresa pede desculpas e compreensão aos assinantes e garante que está "a fazer tudo para lhe entregar de volta os nossos exclusivos, assim como para garantir a entrega nas bancas da próxima edição semanal do Expresso – também em papel, claro está".
"Uma segunda palavra, não só aos assinantes, mas a todos os utilizadores do Expresso: estamos, de forma permanente e incessante, a colaborar com as autoridades e a desenvolver as acções necessárias no sentido de resolver a situação tão rápido quanto possível".
A direção do Expresso agradece ainda "a todos, incluindo os outros orgãos de comunicação social que nos têm apoiado", assim como os "anunciantes e parceiros que se mantêm ao nosso lado".
Os sites do grupo Impresa foram alvo de um ataque informático este domingo.