Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Braga'27 quer transformar a cidade em “plataforma de criação artística”

18 jan, 2022 - 17:01 • Isabel Pacheco

Braga é uma das 12 cidades portuguesas na corrida para o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. A vencedora será conhecida no próximo ano.

A+ / A-

Braga propõe um “Tempo de Contemplação”. A proposta serve de tema para o programa de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que convida a “desacelerar” e “repensar a vida em comunidade”.

O objetivo, resume a coordenadora de Braga'27, Cláudia Leite, é encontrar “através da cultura” as respostas para as “inquietações da sociedade”.

“Como é que a cultura pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva? Como podemos promover o envelhecimento ativo”? Estas são algumas das questões pensadas no programa de candidatura ao evento europeu e que acabou “muito influenciado” pela pandemia, admite a responsável.

“Já tínhamos decidido a temática. A pandemia mostrou que estávamos no caminho certo, porque as questões como afastamento da vida em comunidade e a reclusão tornaram-se mais fraturantes”, explica.

O envolvimento de toda a cidade é a aposta e o “desafio” da candidatura, reconhece a coordenadora do projeto, que quer transformar Braga numa “plataforma de criação cultural”.

“Queremos chegar a 2027 e que a cidade seja um espaço de encontro de artistas. Uma cidade onde os cidadãos não sejam apenas espectadores, mas também atores”, avança Cláudia Leite.

Três novos espaços a criar

Para além da programação cultural, que conta com 50 projetos e cinco eventos-âncora, Braga'27 prevê a criação de um Museu de Arte Contemporânea, um Centro Cultural e um Media Art Center – três espaços culturais para avançar, “independentemente” do título europeu, assegura o autarca Ricardo Rio.

“Os nossos projetos, sejam de caráter imaterial ou infraestrutural, serão o mais possível concretizados independentemente de podermos vir a ser Capital Europeia da Cultura ou não. Então, do ponto de vista estrutural, não há dúvida”, garante.

Os investimentos fazem parte da estratégia do concelho para a década 2020/2030, explica o presidente do município que, no terceiro mandato à frente da Câmara de Braga, espera deixar como legado a conquista para a cidade do título Capital Europeia da Cultura.

“Costumo dizer, um pouco a brincar, que é uma boa herança que quero deixar ao meu sucessor”, reconhece.

Braga é uma das 12 cidades portuguesas que estão na corrida para o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. A cidade vencedora será conhecida em 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    18 jan, 2022 Paços 17:17
    Existe alguma lei que diga que os cargos de topo têm que ser todos ocupados por mulheres? Onde está a lei da paridade?

Destaques V+