Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

Portugal já passou o pico da quinta vaga, indica matemático

01 fev, 2022 - 23:00 • João Malheiro

Óscar Felgueiras acredita que há uma notória "desaceleração" do aumento de casos e que a descida de casos será "relativamente rápida". A faixa etária entre os 0 e os 9 anos foi a primeira em que o pico ocorreu.

A+ / A-

Veja também:


O matemático Óscar Felgueiras indica que Portugal atingiu o pico da quinta vaga da Covid-19 na semana passada.

"O número maior de casos terá sido registado no dia 25 de janeiro. Já passou cerca de uma semana sobre essa data e já estamos numa trajetória de início de descida que será mais percetível ao longo desta semana", explica à Renascença.

O especialista que tem colaborado com o Governo, ao longo da pandemia, aponta que "é natural que haja uma perturbação" dos números, por causa do fim de semana eleitoral, mas indica que a tendência "não ocorreu de repente, já vínhamos com um processo de abrandamento de crescimento sustentado".

"Neste momento, esse abrandamento está a dar lugar ao início de uma descida. Nos próximos dias será mais evidente."

Óscar Felgueiras acredita que há uma notória "desaceleração" do aumento de casos - "iam aumentando, mas cada vez menos" - e que a descida de casos será "relativamente rápida".

A faixa etária entre os 0 e os 9 anos foi a primeira em que o pico ocorreu, tendo uma descida de 12% em termos de incidência acumulada nos últimos sete dias.

"O pico terá sido atingido há cinco dias atrás e, desde então, houve essa redução. É uma descida bastante consistente na faixa etária com maior incidência", indica o matemático.

Por isso, é expectável que nos próximos tempos esta tendência se alastre pelas restantes faixas etárias, começando "pela geração dos pais" e acabando por "chegar a todos".

Portugal regista esta terça-feira mais 63 mortes e 50 mil novos casos de Covid-19,indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+