08 fev, 2022 - 08:02 • Joana Gonçalves
A Vodafone Portugal confirmou, esta terça-feira, que foi alvo de "um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações", lê-se num comunicado enviado às redações.
A operadora registou, na segunda-feira à noite, problemas técnicos, que resultaram em falhas no acesso aos serviços de telefone e rede de Internet.
A empresa revelou que os serviços de voz móvel registaram uma "recuperação progressiva a partir das 22h00", embora se mantenham "algumas perturbações nas ligações" para outros operadores.
"Os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país", aidanta a operadora.
A empresa avança ainda que, até ao momento, "não há quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos" e acrescenta que "a investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes".
O portal Downdetector, plataforma online que fornece aos utilizadores informações em tempo real sobre o estado de vários sites e serviços, registou o pico de notificações (7.727) pelas 22h05. Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia foram os locais mais afetados.
"A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes", garante a operadora.
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