Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Enfermeiros marcam concentração junto ao Ministério da Saúde a 15 de março

16 fev, 2022 - 12:47 • Lusa

Campanha “Quero mudar o DL 71/19”, apresentada esta quarta-feira, pretende “corrigir injustiças” e acelerar as progressões na carreira.

A+ / A-

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou esta quarta-feira uma concentração para 15 de março em frente do Ministério da Saúde, durante a qual pretende entregar um caderno reivindicativo ao Governo, e admitiu desencadear outras formas de luta.

Os enfermeiros pretendem alterar um decreto de lei, por forma a “corrigir injustiças” e acelerar as progressões na carreira.

A campanha “Quero mudar o DL 71/19” foi apresentada esta quarta-feira em conferência de imprensa, em Lisboa, pelo presidente do SEP, José Carlos Martins, que frisou estar “claro” o quadro governativo para os próximos anos, com maioria do PS na Assembleia da República e um governo liderado por António Costa.

O sindicato quer alterar aspetos da carreira de enfermagem relacionados com a contagem de pontos e “valorizar a profissão”, explicou o dirigente sindical, especificando que uma nova carreira significa a aposentação mais cedo para compensar a penosidade e risco da profissão.

Caso não obtenham resposta às reivindicações, os enfermeiros decidirão outras ações de luta.

Questionado pelos jornalistas sobre a manutenção de Marta Temido como ministra da Saúde, o dirigente do SEP respondeu que mais importante do que “as personagens titulares dos cargos” são as medidas e o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste sentido, defendeu ser essencial tornar a profissão atrativa para captar novos profissionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Silva
    16 fev, 2022 Vila Nova de Gaia 17:54
    Boa tarde, Mas são os enfermeiros dos hospitais privados (que ganham muito menos que no sector publico) ou do publico? E A BASTONARIA DA ORDEM , VEM PROPOR GREVE? SOBRE ESTES CASOS NADA? NAO PERTENSEM A OREDEM? Meu Deus que miséria. Os enfermeiros também ´só tem a representante que merecem.

Destaques V+