04 mar, 2022 - 10:54 • Olímpia Mairos
A empresa de turismo de natureza PortugalNTN, com sede em Mirandela, decidiu empreender e contribuir para o incentivo à natalidade, através da criação de condições para a fixação da população, especialmente jovens qualificados.
Neste contexto, a empresa, no início deste ano, decidiu criar dois novos incentivos financeiros.
“Damos um prémio de 500 euros por cada nascimento dos filhos dos nossos colaboradores, e damos 100 euros de prémio a cada um dos colaboradores no dia de aniversário”, conta Domingos Pires, sócio-gerente, acrescentando que a empresa que já dava “um dia de férias pelo dia de aniversário” dos colaboradores, agora junta também “o dia de aniversário dos respetivos companheiros e também o dia de aniversário dos filhos”.
Os “índices de felicidade” dos colaboradores tem sido uma das preocupações da empresa e é nesse sentido que se inserem algumas práticas que tem vindo a adotar.
“Temos uma equipa relativamente jovem, temos apostado na sua constante formação e queremos que seja uma equipa estável e, essencialmente, que os nossos colaboradores se sintam aqui realizados”, explica João Neves, sócio-gerente da empresa.
Neste momento dois funcionários da PortugalNTN esperam, respetivamente, pelo primeiro filho e vão ser já os primeiros beneficiários do incentivo à natalidade.
João Neves assegura que a verba de 500 euros será entregue “no dia em que as crianças nascerem”, acreditando que “ajude a fazer face às primeiras despesas, que sabemos que são muitas”.
A Portugal NTN já concede aos colaboradores folga todas as sextas-feiras no período da tarde, folga na última sexta-feira de cada mês e flexibilidade de horários.
“Aumentos salariais anuais garantidos, contratos sem termo, seguro de saúde, convívios para os colaboradores e famílias, gratificações, entre outras”, acrescenta a empresa em comunicado.
Os colaboradores têm ainda a possibilidade de escolher o material e ferramentas de que necessitam para o desempenho das funções e formação paga pela empresa.
“A família é fundamental para que o colaborador se sinta realizado no seu trabalho, se nós criarmos condições para que os nossos colaboradores sintam que podem dar o máximo de apoio à família, o seu desempenho será exponencialmente melhor”, defende Domingos Pires.
A empresa tem vindo a crescer e atualmente conta com 10 colaboradores a tempo inteiro e dois avençados. Os dois sócios consideram que o crescimento é consequência direta do empenho que toda a equipa.
“Esta é também a sua ‘família’ e cada um tem que a sentir como sendo sua. Este espírito vai garantir sempre elevados padrões de comprometimento, de desempenho e de felicidade”, lê-se no comunicado.