10 mar, 2022 - 15:05 • Ricardo Vieira
Veja também:
O boletim epidemiológico Covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa de ser diário e passa a ser semanal, foi hoje anunciado.
"A Direção-Geral da Saúde passa a divulgar, a partir de amanhã (dia 11 de março), um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira", indica a DGS, em comunicado.
"A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários", argumenta o gabinete da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O novo Relatório de Situação incluirá o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a 7 dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal, explica a DGS.
Serão igualmente divulgados o número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário.
OMS
Esta condição é "imprevisível e debilitante e pode(...)
"Os internamentos refletirão as camas ocupadas com casos de Covid-19, sendo estes dados disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde", adianta a DGS.
O relatório sobre vacinação também passam a semanais e a ser divulgados também à sexta-feira. Vão incluir dados da cobertura vacinal contra a Covid-19, incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário.
Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, deixarão de ser divulgados.
"Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores", conclui a Direção-Geral da Saúde.
Os boletins diários com a informação sobre o número de mortes, novos casos de Covid-19, pessoas recuperadas entre outras informações, começaram a ser divulgados há cerca de dois anos.
Portugal registou mais 18 mortes e 12.794 novos infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS.