18 mar, 2022 - 19:58 • Lusa
Portugal regista uma mortalidade dentro dos valores esperados para esta altura do ano, o que revela um impacto reduzido da Covid-19 neste indicador, adianta o novo relatório sobre a situação epidemiológica divulgado esta sexta-feira.
"A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica um reduzido impacto da pandemia na mortalidade", refere o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que substituiu o relatório das "linhas vermelhas" que foi divulgado nas últimas 50 semanas.
A DGS justifica esta alteração com a "redução da gravidade e impacto da pandemia, assim como pela necessidade de adaptação dos anteriores indicadores a uma fase onde as revisões das medidas de controlo da pandemia não se preveem tão frequentes".
Estudo
A informação recolhida pelos investigadores "não d(...)
De acordo com o novo relatório, a mortalidade específica por Covid-19 estava, na última segunda-feira, nos 27,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a uma diminuição de 20% relativamente ao período anterior (34,6 mortes).
Apesar desta redução, o valor de 27,7 óbitos é ainda superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e que constitui uma das referências determinadas pelo Governo para o país passar para um nível sem restrições de controlo da pandemia.
Portugal registou 123 mortes e 78.464 novos casos de Covid-19 na semana entre 8 e 14 de março, indica o boletim semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Em comparação com o relatório da semana anterior, há menos 811 casos e 39 óbitos.
A taxa da mortalidade por Covid-19 em Portugal desceu 25% e é agora de 12 óbitos por um milhão de habitantes, indica o boletim da DGS.