Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Três sismos de intensidade inferior a 3 na escala de Richter sentidos na ilha de São Jorge, nos Açores

19 mar, 2022 - 19:23 • Lusa

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, nos Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA) da região.

A+ / A-

Três sismos de intensidade inferior a 3 na escala de Richter foram hoje sentidos na ilha de São Jorge, nos Açores, de um total de 10 ocorridos esta tarde naquela ilha, segundo dados do CIVISA da região.

"De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Manadas, Urzelina e Norte Grande (concelho de Velas) e nas freguesias de Ribeira Seca e Calheta (concelho de Calheta)", na ilha de São Jorge, lê-se num comunicado disponível na página da internet do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA).
Segundo o CIVISA, que já tinha emitido um comunicado esta tarde, os sismos sentidos ocorreram às 17:19, 17:20 e 17:21 locais (mais uma hora em Lisboa).
O primeiro "teve magnitude 2,9 (Richter) e epicentro a cerca de 2 quilómetros a oeste/sudoeste do Norte Grande".
O segundo sismo, com a mesma magnitude, ocorreu a 2 quilómetros sudoeste do Norte Grande e o terceiro, com magnitude de 2,8, foi registado na mesma localização.
De acordo com a página da internet do CIVISA, entre as 17:19 e as 18:41 locais ocorreram 10 sismos em São Jorge, com intensidades entre 2,4 e 3,3 na escala de Richter.
"O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", lê-se na publicação da Proteção Civil.

[notícia atualizada às 20h58]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+