Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo: Proteção Civil regista 96 ocorrências em Portugal continental

20 mar, 2022 - 18:11 • Lusa

A Proteção Civil registou hoje, até às 17:00, um total de 96 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo localizadas no distrito de Faro, mas sem registo de feridos.

A+ / A-

"Até às 17:00 do dia de hoje, tivemos o registo de 96 ocorrências, sobretudo mais localizadas no distrito de Faro, com 61 destas 96 ocorrências, e estão relacionadas com quedas de árvores, inundações, limpeza de via e quedas de estruturas", afirmou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em declarações à agência Lusa, o responsável da Proteção Civil indicou que, para o total de ocorrências registadas, "foram mobilizados 292 operacionais e 96 meios terrestres", e assegurou que em nenhuma das situações houve vítimas.

A maioria das ocorrências foi registada nos distritos "mais a sul" do território continental português, em que Faro é o mais afetado, destacando-se ainda Beja e Lisboa, com nove ocorrências cada, e Setúbal, com oito, de acordo com o balanço da ANEPC até às 17:00.

A Proteção Civil prevê atualizar esse balanço com dados das próximas horas, já que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os avisos amarelos relacionados com o mau tempo vigoraram até às 18:00 de hoje, pelo que se prevê uma melhoria da situação meteorologia a partir desta hora.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja estiveram hoje sob aviso amarelo, entre as 12:00 e as 18:00, devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, no dia em que começa a Primavera, de acordo com o IPMA.

O IPMA colocou os sete distritos com aviso devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, e que poderão ser ocasionalmente de granizo.

Os distritos de Faro e Beja estiveram ainda sob aviso amarelo, entre as 08:00 e as 15:00, por causa do vento forte de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Esta previsão de chuva acontece no dia em que arranca a Primavera, às 15:33 em Portugal Continental e na Madeira, e às 14:33 nos Açores. .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+