29 mar, 2022 - 08:00 • Olímpia Mairos
Mais de 100 mil alunos vão ficar sem aulas no próximo ano letivo a pelo menos uma disciplina. Isto, se não forem alterados os requisitos para a contratação de professores.
As estimativas são de um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos que alerta para um cenário preocupante no terceiro ciclo e no secundário. A diretora da Pordata, a base estatística da fundação, alerta que a situação é crítica em várias disciplinas, em particular, na Matemática.
"A projeção que estive a fazer mostra que há no mercado professores suficientes para o primeiro ciclo, o pré-escolar e o segundo ciclo", indica Luísa Loura à Renascença.
"Em situação mais crítica estão a Física e a Matemática, mas estão todas em situação muito crítica, à exceção da Educação Física", refere, lembrando que "na Matemática há uma dificuldade adicional: quem tem formação em Matemática tem muito emprego hoje em dia".
Português, Biologia e Geologia, História, Geografia, Inglês e Filosofia também apresentam cenários “preocupantes”.
Na Matemática há uma dificuldade adicional
Segundo o jornal "Público", dos 110 mil alunos sem professores em 2023 passar-se-á para 250 mil em 2025.
Isto significa que mais de metade dos alunos que hoje frequentam o ensino do 7.º ao 12.º anos estará nessa altura sem aulas a pelo menos uma disciplina.
Conselho Nacional da Educação
O envelhecimento da classe verifica-se em todos os(...)
No 3.º ciclo e secundário, os professores recém-formados para o ensino de Português “são atualmente 10 vezes menos que em 2002/03”. A diretora da Pordata e ex-directora da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) dá o exemplo da disciplina de Matemática e de Física e Química, em que nos últimos quatro anos apenas se formaram “entre 17 a 22 professores de Matemática e entre cinco a oito de Física e Química”.
De acordo com Luísa Loura, “o débito do pipeline da formação de professores por parte das universidades” que vem de há 10 anos é de tal modo insuficiente que não vai mesmo haver alternativa a não ser tomar medidas de recurso.
Medidas que podem passar por “permitir um maior peso de professores sem habilitação profissional no sistema; redução das horas de apoio ao estudo; aumento significativo do número de alunos por turma”.
Vagas para docentes voltaram a aumentar em 34,5%. (...)