Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lisboa aprova transportes públicos gratuitos para jovens e maiores de 65

21 abr, 2022 - 13:46 • Cristina Nascimento com Lusa

"Estamos a ser pioneiros na Europa", enalteceu o presidente da Câmara de Lisboa, admitindo que "a medida poderá ser alargada no futuro, para outras pessoas, para outros casos", mas sem se comprometer com prazos para esse alargamento.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta quinta-feira por unanimidade a gratuitidade dos transportes públicos na cidade para residentes jovens e idosos, anunciou o presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Numa declaração aos jornalistas, no final da reunião do executivo que aprovou a proposta, Carlos Moedas (PSD) disse esperar que a medida esteja em vigor, para os maiores de 65 anos, a partir de "junho ou julho" e, para os estudantes até aos 23 anos, em setembro, no arranque do próximo ano letivo, depois da aprovação da Assembleia Municipal e da concretização de alguns "passos tecnológicos".

O autarca considerou que este é um "dia histórico" para Lisboa, destacando que só mais "duas ou três" cidades na Europa já avançaram com uma iniciativa destas, no âmbito da luta contra as alterações climáticas.

"Estamos a ser pioneiros na Europa", enalteceu o presidente da autarquia, admitindo que "a medida poderá ser alargada no futuro, para outras pessoas, para outros casos", mas sem se comprometer com prazos para esse alargamento.

"Também é um dia histórico naquilo que eu quis trazer para a política, que é a capacidade de fazer política com todos", acrescentou Carlos Moedas, que governa a câmara desde outubro, sem maioria.

O presidente da Câmara de Lisboa garantiu que a medida agora aprovada resultou de um trabalho de meses com todos os vereadores, que foram ajudando a construir e a melhorar a proposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+