09 mai, 2022 - 18:50 • Ricardo Vieira
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa que o risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias devido ao tempo quente e seco e temperaturas máximas acima do normal para a época do ano.
A ANEPC adianta, em comunicado, que “determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00h00 horas do dia 10 e as 23h59 do dia 14 de maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu”.
As temperaturas máximas vão variar entre os 25º e os 35º graus, pontualmente mais elevadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A ANEPC define "índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias".
Na audição parlamentar no âmbito da discussão na e(...)
A Proteção Civil pede à população que adeque os seus comportamentos recorda as regras para a situação de aumento do risco de incêndio: