20 mai, 2022 - 14:23 • Marta Grosso
Os próximos meses poderão ser de algum transtorno para quem usa os transportes públicos, mas este não será o único setor afetado pelas greves previstas.
Os 270 pré-avisos recebidos colocam em risco, por exemplo, o prolongamento habitual de horário no Metro durante os Santos Populares e no Rock in Rio, em Lisboa.
Nesta sexta-feira, decorre uma paralisação promovida pela Frente Comum, a primeira ao nível nacional. Foram entregues pré-avisos para todos os setores, incluindo a saúde, estabelecimentos concessionados a IPSS e Misericórdias, além de forças de segurança e Forças Armadas.
Esta greve protesta contra os baixos aumentos salariais previstos, abaixo da inflação, e tem como ponto alto uma manifestação em Lisboa, ao início da tarde.
Vai decorrer entre as 5h00 e as 8h30 e foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que representa a maioria dos trabalhadores do serviço comercial e transporte.
Afeta revisores, trabalhadores das bilheteiras e respetivas chefias diretas.
Nos comboios, terá os mesmos horários que no Porto: entre as 5h00 e as 8h30.
No metro, o serviço será afetado entre as 5h00 e as 9h00. As carruagens só começarão a circular a partir das 9h30.
Os setores mais afectados no último mês por ameaça(...)
Prevista uma concentração junto ao Parlamento.
Os trabalhadores em protesto são técnicos profissionais de reinserção social (TPRS), técnicos superiores de reinserção social (TSRS) e técnicos superiores de reeducação (TSR), responsáveis pela elaboração de planos de reinserção, a vigilância eletrónica de presos, a monitorização de menores em centros educativos, reinserção na comunidade e reinserção dentro das cadeias.
Esta paralisação poderá vir a ser desconvocada se a reunião desta sexta-feira (20 de maio) com o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa, for bem sucedida.
Junho é o mês das festas populares em Lisboa e, habitualmente, as Linhas Verde e Azul ficam com o seu horário estendido.
Paralisação parcial no Porto vai decorrer em 23 de(...)
Nos fins de semana de 18/19 e 25/26, decorre o festival de música Rock in Rio e também é costume o metro estender o horário para a madrugada. Resta saber se as greves irão alterar estes serviços.
“Os sindicatos que representam as tripulações de cabine da Ryanair não vão hesitar em avançar com uma ação europeia este verão e avançar com greves caso não haja uma resposta por parte da empresa”, diz a nota.