01 jun, 2022 - 23:15 • Ana Carrilho
“Centro de Portugal, um destino e tanto” é o slogan da campanha que está já a ser promovida nos media on-line, em muppies, leds, outdoors e também na rádio, dentro de alguns dias.
É uma campanha que visa especialmente os turistas nacionais e que tanto ajudaram o turismo português durante a pandemia.
No dia em que o Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados de abril, ficou a saber-se que foi um mês bom para todas as regiões turísticas. Para o Centro, foi o melhor abril de sempre, o que leva Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo a pensar que “2022 possa vir claramente a superar 2019 e ser o melhor ano de sempre”.
Frisa que a nova campanha “assenta num pilar absolutamente estratégico: o posicionamento da região”. O responsável não esconde a ambição de espalhar oportunidades de negócio por todo o território do Centro de Portugal, a partir da atividade turística, aliando a sustentabilidade ambiental, à económica e social. Ter um destino cada vez mais atrativo.
Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal, lembrou que a pandemia deixou duas lições: por um lado, foi o mercado interno que marcou pela diferença, positiva; por outro, mostra que é necessário valorizar mais este mercado doméstico que redescobriu o país. “Para o futuro queremos negócio, mas mais e melhor negócio, o que implica trabalho de casa muito apurado e parcerias muito consistentes entre entidades públicas e privadas”.
Para Filipe Silva, os desafios passam por “ter arte e capacidade de recuperar o volume de pessoas que abandonou o setor, capacitando-as para receber bem os turistas”.
Já Telmo Martins, CEO da Lobby Produtions, responsável pela campanha “Centro de Portugal, um destino e tanto” confessou que o processo de criação começou exatamente por tentar responder à enorme diversidade de oferta turística da região que abrange 100 concelhos, tem mar e montanha, património cultural material e imaterial, gastronomia, com ofertas para todos os tipos de turistas, nas mais diversas situações. Como é que se comunica tanta diversidade? Há tanto para comunicar que não sabemos por onde começar”.
O resultado foi um spot rádio e um vídeo com 5’30” cheio de humor e que posteriormente será dividido, dando ênfase a cada uma das ofertas. “Tanto mar, Tanto sabor, Tanto saber, Tanto Surf, Tanto tempo, Tanto pedalar, Tanto acreditar e Tanto azul são algumas das campanhas parcelares que vão começar a ser divulgadas.