Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Já há 209 casos de varíola dos macacos em Portugal

09 jun, 2022 - 10:53 • Carla Caixinha

OMS avançou que estão confirmados mais de mil casos da doença em 29 países.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 18 casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em território nacional.

No total, foram reportados até ao momento 209 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas regiões Norte e Algarve.

Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Todos os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.

Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

A DGS aconselha as pessoas que “apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço” a procurarem aconselhamento clínico.

“Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos. A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas”, esclarece a DGS.

A DGS, que está a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias, apela também aos profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, que estejam alerta para eventuais casos suspeitos da doença.

OMS avançou que estão confirmados mais de mil casos da doença em 29 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+