17 jun, 2022 - 09:47 • Marta Grosso com Lusa
A chuva deverá marcar presença neste fim de semana em quase todo o território continental e a temperatura máxima vai descer um pouco, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e a da Atmosfera (IPMA).
Para esta sexta-feira, estão previstos aguaceiros, sobretudo no Norte e no Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada.
O céu deverá andar mais nublado, mas melhora ao final da manhã no Sul.
A semana termina ainda com temperaturas acima dos 30 graus, com Castelo Branco e Vila Real a chegarem aos 36 e Beja e Bragança a alcançar os 35. Évora e Portalegre deverão chegar aos 34 e Viseu aos 32.
Os distritos da Guarda, Bragança e Vila Real estão sob aviso amarelo, devido ao calor.
O resto das capitais de distrito fica abaixo dos 30 graus, com máximas de 28 em Faro, Lisboa e Coimbra, e de 24 no Porto.
Nas ilhas, o céu vai andar nublado, com máximas de 25 no Funchal (Madeira) e 23 em Ponta Delgada (Açores).
Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e descida de temperatura.
O céu deve cobrir-se algumas vezes de nuvens, mas apresentando-se pouco nublado no Sul do país, a partir da manhã.
No interior, a temperatura máxima vai descer de maneira acentuada, estando previstos 25 graus na Guarda, 29 em Évora e Beja, 32 em Bragança e 27 em Portalegre.
Na orla costeira, o termómetro poderá subir aos 27 graus em Faro, aos 25 em Lisboa e aos 22 no Porto.
Nas ilhas, o sol marcará presença na Madeira, com o Funchal a chegar aos 24 graus. Ponta Delgada deverá ter uma máxima de 22.
No domingo, a chuva deverá a dar o ar da sua graça em mais regiões do continente. O IPMA prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir do final da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, menos prováveis no Baixo Alentejo e Algarve.
A temperatura não deverá sofrer muitas oscilações, mas deve descer nas regiões do interior.
Nas ilhas, o termómetro volta a descer um pouco
em Ponta Delgada, atingindo uma máxima de 21 graus, enquanto deverá chegar aos
25.
Nesta sexta-feira, Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.
Viana do Castelo, Braga, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Lisboa estão com níveis elevados, apresentando todos os outros um risco muito elevado de exposição à radiação UV.
A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, "t-shirt", guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.