Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndio. Duas aldeias preocupam em Vila Pouca de Aguiar

28 jul, 2022 - 17:47 • Lusa

Algumas pessoas com dificuldade de mobilidade foram retiradas das suas casas.

A+ / A-

As aldeias de Reboredo e Vales, Vila Pouca de Aguiar, são as que "inspiram maior preocupação" esta tarde e, por precaução, algumas pessoas com dificuldade de mobilidade foram retiradas das suas casas para o interior destas localidades.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, que disse que a frente deste incêndio que causa mais preocupações é a que está entre as aldeias de Reboredo e Vales.

O autarca precisou que não houve, até ao momento, evacuação das aldeias, mas que, por precaução, algumas pessoas mais idosas ou com dificuldade de locomoção e que residem em casas mais periféricas e próximas da área florestal, foram retiradas das suas habitações para o interior destas localidades.

Alberto Machado disse que se trata de "ações preventivas" e salientou que os meios estão preparados.

"Inclusive nós ativámos a ação social municipal para se for necessário deslocalizar as pessoas para Vila Pouca de Aguiar", disse.

O vento e o combustível são os" principais inimigos" do combate a este incêndio que, segundo o autarca, continua a evoluir em duas frentes.

"O vento está a provocar uma velocidade de fogo muito grande", salientou.

Segundo o "site" da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava, pelas 17:30, 400 operacionais, 118 viaturas e 10 meios aéreos.

O alerta para o fogo foi dado às 17:14 de quarta-feira e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+