20 ago, 2022 - 14:45 • Lusa
A situação de alerta declarada para os próximos três dias por causa do aumento do risco de incêndio obrigou a alterações na Romaria d"Agonia, em Viana do Castelo, com a antecipação de algum do fogo-de-artifício para este sábado.
Em comunicado, a organização dá conta de que alguns dos momentos da tradicional serenata de fogo-de-artifício no Rio Lima, em Viana do Castelo, agendada para domingo, "foram antecipados para este sábado, a partir das 23h30, lançada em conjunto com o chamado "Fogo da Santa".
Dessa forma, antecipam em meia hora a entrada em vigor da situação de alerta para todo o território continental, que proíbe o lançamento de fogo-de-artifício, devido ao aumento do risco de incêndio.
A situação de alerta prolonga-se por três dias, começando às 00h00 de dia 21 de agosto e terminando às 23h59 do dia 23 de agosto, terça-feira.
Esta imposição levou a que a organização das festas juntasse o lançamento dos dois fogos num único evento, ficando de fora a realização da cachoeira de fogo a partir da Ponte Eiffel.
"A alteração foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d"Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d"Agonia", lê-se no comunicado.
O programa da Romaria previa o lançamento, a partir das 00h00 de domingo, do chamado Fogo da Santa ou do Meio, dedicado à padroeira da Romaria d"Agonia, a partir da zona do Campo do Castelo, enquanto às 00h00 de segunda-feira a festa terminaria com a tradicional Serenata de fogo de artificio, na Ponte Eiffel e no Rio Lima.