Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aumento do custo de vida. Cabaz alimentar custa mais três euros do que na semana anterior

26 ago, 2022 - 10:10 • Filipa Ribeiro , Marta Pedreira Mixão

As compras realizadas no supermercado esta semana já são superiores, em relação à semana anterior, em três euros.

A+ / A-

A ida ao supermercado encareceu três euros, esta semana, em relação à semana passada, segundo os cálculos da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. De acordo com esta avaliação, o café e a pescada são os produtos que registaram a maior subida de preços.

Assim, um cabaz de bens alimentares essenciais custa esta semana 209,81 euros, mais 1,48% em relação à semana anterior semana (17 de agosto). No entanto, desde que começou esta análise, a 23 de fevereiro, véspera da explosão do conflito armado na Ucrânia, o mesmo cabaz custava 183,63 euros, menos 14,26% do que atualmente, o que representa uma diferença de 26,18 euros.

A contribuir para este aumento está, em grande parte, o custo da carne, cujo preço subiu 17,14% o que representa um aumento de 5,53 euros, e o peixe cujo preço subiu 19,10%, um aumento de 11,52 euros.

Enquanto na semana anterior, a pescada fresca custava cerca de oito euros por quilo, esta semana ronda os 11 euros, registado uma variação de 39% do preço. Já no caso do café torrado moído, registou-se uma subida de 0,40 euros no preço, o que representa uma variação de 15%. A posta de atum em óleo vegetal também registou um aumento de 0,18 euros.

A DECO Proteste compara os dados do Instituto Nacional de Estatística do custo de 60 produtos essenciais que fazem parte do cabaz das famílias portuguesas durante um mês.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+