27 set, 2022 - 14:38 • Ana Carrilho
Os empresários do turismo estão a fazer um esforço para melhorar os salários, mas é preciso maior preocupação com os trabalhadores, defendeu esta terça-feira a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Na VI Cimeira do Turismo Português, em Lisboa, a governante aponta pistas para começar a resolver o problema da falta de trabalhadores para o setor do turismo.
Rita Marques começou por reconhecer que “o setor do turismo tem feito um esforço, principalmente neste passado recente, para pagar mais. Neste momento, o setor do turismo tem uma aceleração brutalmente evidente e está a aproximar-se a uma velocidade dupla da média salarial, comparando com outros setores”.
Entrevista Renascença
Receita turística de 2022 deverá rondar os 20 mil (...)
A secretária de Estado do Turismo sublinha, no entanto, que é preciso “incitar à ação” e olhar de outra maneira para os trabalhadores.
“Todos os empresários aqui presentes têm consciência, provavelmente, que este é um setor de pessoas para pessoas. Muitas vezes preocupamo-nos com um segundo grupo de pessoas, aqueles que acolhemos. Temos que começar também - e sobretudo - a preocupar-nos com os primeiros, aqueles que servem, aqueles que todos os dias mostram de que é feito este Portugal”, declarou.
Nesta cimeira no Dia Mundial do Turismo, Rita Marques falou também sobre a questão do novo aeroporto, para salientar que Lisboa é responsável por metade do tráfego nacional. O que tem estado a ser feito é, de alguma forma, passar algum desse tráfego para os outros aeroportos, em momentos mais críticos.