03 jan, 2022 - 14:08 • João Carlos Malta
Veja também:
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, reafirmou esta segunda-feira que as aulas presenciais vão recomeçar na próxima segunda-feira, 10 de janeiro.
O governante afasta a hipótese do adiamento dos alunos às escolas ser adiado devido ao aumento de casos de Covid-19.
"Penso que essa medida não está garantidamente sobre a mesa. E, portanto, as aulas começam no dia 10 de janeiro para as crianças, porque essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças", afirmou Lacerda Sales.
Covid-19
Sobre as restantes medidas do período de contenção(...)
O secretário de Estado considera que o ensino presencial "é fundamental para as crianças".
Ainda assim, afirma que posteriormente, de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros avaliará a situação.
No final do ano, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, não garantiu o regresso às aulas para a data prevista de 10 de janeiro.
Em entrevista à CNN Portugal, admitiu tomar "as medidas que serão necessárias", para controlar a nova vaga, provocada pela variante Ómicron.
"Vamos ver", disse Graça Freitas.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, também, que quase 90% dos internados com a doença da covid-19 em cuidados intensivos não receberam a vacina, tendo reforçado o apelo para que as pessoas se vacinem.
António Lacerda Sales indicou também que cerca de 60% dos internados nas enfermarias dos hospitais nacionais também não foram vacinados.
O governante falava aos jornalistas em Coimbra, à margem da cerimónia de receção aos médicos internos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
“Este é o melhor indicador para fazer este apelo à vacinação”, sustentou Lacerda Sales, comparando de seguida os números atuais com os de há um ano.
Atualmente contabilizam-se “menos de um terço nos internamentos convencionais, menos de um quarto em unidades de cuidados intensivos e, felizmente, menos de um quinto em termos de óbitos”, enumerou.
Tem um nível de transmissibilidade "que será difíc(...)